Frase do dia:

O Google é meu pastor e nada me faltará!!!

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Enfim, as siglas. O que significam?

Uma das primeiras postagens deste blog foi sobre algumas siglas utilizadas no mercado. No entanto na ocasião não explicamos o que cada uma significa em detalhes, por tanto voltamos para dar uma breve explicação sobre elas.

DBM - Database Marketing
A expressão Database Marketing (DBM) poderia ser traduzida livremente para o português como “marketing com banco de dados”, ou seja, a AÇÃO de se fazer marketing utilizando a inteligência de um banco de dados. No entanto, Database Marketing é um termo utilizado para o processo de construir, manter e usar os bancos de dados dos clientes para efetuar contatos, transações, gerar leads (nomes de clientes potenciais), qualificação das indicações, venda de um produto/serviço e a manutenção de relacionamentos com os clientes.

CRM - Customer Relationship Management
É um conceito e não um software como muitos pensam!!! O conceito de gerenciar o relacionamento com seus clientes, mas claro, softwares e bancos de dados servem para dar apoio a tudo isso. Os modelos de CRM mais utilizados são: ANALÍTICO (Quando você consegue fazer análises, gerar relatórios, etc, sobre seus clientes e seus respectivos históricos) e o OPERACIONAL (Onde você de fato altera um histórico sobre determinado cliente, registra, por exemplo, uma chamada de telefone que ele tenha feito, ou seja, entra no detalhe de um cliente específico).

MKD - Marketing Direto
Ao contrário do que se pensa, marketing direto não são apenas as ações de Telemarketing, e-mail marketing ou mala direta. MKD vai muito além!!! Pode ser classificada como "marketing direto", qualquer ação onde possamos mensurar diretamente o resultado desta, como por exemplo, um programa de TV com um Call-to-action exclusivo, ou seja, faço uma propaganda onde os clientes só poderão entrar em contato comigo através de um telefone que só publicamos neste comercial especificamente, desta forma saberei quais clientes entraram em contato por este canal, naquela linha, e poderei mensurar diretamente o quanto gastei com o comercial e qual meu resultado com ele.

RFV - Recência, Frequência e Valor
É uma forma de analisarmos o valor e/ou potencial que os clientes possuem conosco. Recência seria a última compra, frequência seria quantas compras e valor seria o total gasto, sendo que as 3 variáveis são analisadas dentro de um mesmo período que especificamos.

LTV - Life Time Value
O valor do tempo de vida é a receita potencial que um cliente pode gerar a uma empresa no seu tempo de vida, ou seja, quanto determinado cliente me trará de receita enquanto for meu cliente.

ROI - Return on Investiment
O retorno sobre o investimento em determinada ação e/ou projeto.

BtoB - Business to Business
Negócios de empresa para empresa.

BtoC - Business to Consumer
Negócios de empresa para o consumidor final.

ETL - Extract Transform Load
Extração, transformação e carga, é o processo de transformar dados e carregar em outro banco de dados, geralmente de forma padronizada para que se consolide informações.

DW - Datawarehouse
Armazenamento em geral de uma grande quantidade de informações referentes a uma oprganização. Armazena históricos e consolida informações de todos os departamentos de uma empresa.

OLAP - On Line Analytical Processing
É o processo de análise de informações, geralmente em tempo real, utilizado por gestores em todos os níveis de uma organização.

ERP - Enterprise Resource Planning
Sistemas integrados de gestão empresarial, o sonho de todas as organizações, e na grande maioria, um sonho distante de suas realidades. ERP's são softwares desenvolvidos para armazenar informações e gerenciar todos os departamentos de uma empresa.

BI - Business Intelligence
Conceito criado na década de 80 para definir como as organizações podem acessar, explorar e analisar informações. Servem para ajudar os gestores em tomadas de decisão.

Data Cleansing
Tratamento ou higienização de dados, é o processo de padronização e correção de informações em um banco de dados. No Brasil, as ferramentas utilizadas corrigem informações cadastrais como Endereço, Telefone, e-mail e padronizam diversas outras informações.

Match Code
Código formado por partículas de um registro, utilizado para consolidar informações.

Merge and purge
Fusão e Expurgo, é o processo que consolida informações eliminando duplicidades e priorizando os dados a serem mantidos em um banco de dados.

Household
Visão do cliente em termos de unidade domiciliar (comercial ou residencial) e não individualmente. Muito usada para produtos nos quais não cabe mais de uma venda por domicílio.

Impressões (Enviado por Viviane Picossi)
Nome dado a aparição do seu banner no ar, normalmente você contrata um pacote de impressões.

CTR - Click Through Rate (Enviado por Viviane Picossi)
Taxa que faz uma co-relação entre a quantidade de impressões contratada e quantos cliques esta peça recebeu. Um CTR considerado bom deve ser acima de 0,15%, ter o número de impressões baixo e o número de cliques alto é o indicador de qualidade da peça.

CPM - Cost per 1000 impressions (Enviado por Viviane Picossi)
Forma de medição de resultados que apresenta o custo por mil impressões da campanha, utilizado em campanhas de banners. CTR alto – CPM favorável.

CPC - Cost per click (Enviado por Viviane Picossi)
Forma de medição de resultados que apresenta o custo por clique da campanha, muito utilizado em links patrocinados.

SEO - Search Engine Optimization
Otimização em sites de busca, é a otimização de páginas da internet com a finalidade de melhorar seu posicionamento em resultados de pesquisas.

2 comentários:

  1. Ola Enrico,eu de novo.Legal esta área de marketing.Acho que precisa de muita imaginação,visão de mercado e estar um passo à
    frente nesta área.Acredito que a concorrência impulsiona as empresas e os profissionais neste setor.Eu coloco muitas postagens sobre propaganda e publicidade no meu blog, pois acho que as mentes mais criativas estão no meio.Olha : acho que tu já conhece mas vou indicar um site muito bom:
    http://www.scaryideas.com - acho este o melhor de todos!Abraço

    ResponderExcluir
  2. Gostei bastante do Blog!
    show de bola

    ResponderExcluir