Frase do dia:

O Google é meu pastor e nada me faltará!!!

quarta-feira, 13 de maio de 2009

As marcas mais influentes do Brasil

Consultoria lança ranking das 75 marcas com maior apelo emocional para brasileiros

Uma nova maneira de enxergar as marcas chega ao mercado. A consultoria Sart Dreamaker criou um ranking das 75 marcas mais valiosas do Brasil. Mas aqui não se trata de medir o valor financeiro delas, e sim, descobrir seu poder de influência na tomada de decisões e o quão emocionalmente conectados a elas estão os consumidores. Para os brasileiros, não há quem bata, nesses quesitos, Coca-Cola, Nestlé, Sadia, Natura, Rede Globo, Mc Donald’s, Adidas, Danone, O Boticário e Brastemp.

O ranking desenvolvido pela Sart, apelidado de BrandTouch, foi feito com base no Índice de Conexão Humana da Marca (ICHM). O indicador mede 34 pontos de conexão entre a marca e o consumidor, divididos em quatro dimensões: atenção, relevância, significado e confiança. O objetivo é medir a resposta emocional dos clientes. O índice varia de 1 a 100, sendo que a marca perfeita alcançaria 100 pontos. A consultoria analisou dados de 500 companhias para chegar às 75 mais influentes.

Ranking das 75 marcas mais valiosas:
Posição Empresa ICHM
1 Coca-Cola 82.5
2 Nestlé 77.53
3 Sadia 75.13
4 Natura 73.59
5 Rede Globo 72.75
6 Mc Donald's 68.64
7 Adidas 67.36
8 Danone 67.19
9 O Boticário 65.79
10 Brastemp 65.21
11 Havaianas 64.32
12 Volkswagen 63.91
13 Samsung 63.89
14 Perdigão 63.03
15 Nike 62.25
16 Johnson & Johnson 62.32
17 Abril 61.99
18 Sony 61.89
19 Disney 60.70
20 Guaraná Antarctica 60.26
21 Carrefour 60.07
22 Mastercard 59.90
23 Petrobras 59.80
24 Avon 59.76
25 Fiat 59.72
26 Philips 59.41
27 Ford 59.15
28 Banco do Brasil 59.03
29 Motorola 58.97
30 Visa 58.58
31 Casas Bahia 57.55
32 Google 57.43
33 LG 57.06
34 Electrolux 56.65
35 Nokia 56.24
36 Vivo 56.12
37 GM 56.05
38 Amil 55.87
39 Claro 55.53
40 Itaú 55.34
41 Unilever 54.86
42 Bradesco 54.79
43 SBT 54.69
44 Lojas Americanas 54.58
45 Brahma 54.29
46 TIM 54.07
47 Microsoft 53.93
48 Gol 53.79
49 Varig 53.70
50 Medial Saúde 52.99
51 Consul 52.68
52 Wal-Mart 52.28
53 Pepsi 52.07
54 Record 52
55 Olympikus 51.54
56 UOL 51.36
57 Skol 51.25
58 Unimed 51.18
59 Ponto Frio 50.10
60 Embraer 49.91
61 Pão de Açúcar 49.76
62 TAM 49.63
63 HP 49.19
64 IG 47.60
65 Oi 47.53
66 Terra 47.40
67 Intel 47.18
68 Magazine Luiza 46.91
69 Votorantim 46.69
70 Itaipava 46.24
71 Santander 44.20
72 Valer 42.54
73 Gerdau 42.37
74 Apple 41.86
75 Nova Schin 37.96
*Fonte: Sart Dreamaker

por ELISA CAMPOS
Fonte: Época Negócios - Online

2 comentários:

  1. Achei muito interessante o método de avaliação criado pela consultoria da Sart Dreamaker, principalmente porque capta informaçãoes vindas do ser humano. São as pessoas que fazem com que as marcas sejam boas ou ruins, a percepção de cada indivíduo, e não tendências ou mercados. Gostaria de saber mais sobre a metodologia e entender esses pontos os pontos de conexão que são estudados. Muito legal!

    ResponderExcluir
  2. Interessante! Agora basta saber se o mercado vai aceitar esses dados...

    ResponderExcluir